sexta-feira, 20 de maio de 2011

Invasão de privacidade e Constrangimento câmera instalada em banheiro de shopping

Polícia investiga câmera instalada em banheiro de shopping na Barra da Tijuca


Foto ilustrativa

Universitário descobriu e chamou a polícia. Equipamento estava direcionado para os vasos sanitários

iG Rio de Janeiro | 19/05/2011 19:39 - Atualizada às 19:59

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando a instalação de um câmera no teto de um banheiro masculino do Casa Shopping, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense.

A denúncia foi feita por um universitário que viu o equipamento no local e chamou a polícia. Segundo ele, a câmera estava direcionada para os vasos sanitários mas, na ocasião da descoberta, desligada.

Responsável pela investigação, o delegado Fernando Magalhães informou que vai intimar representantes do shopping para que preste esclarecimentos. Encaminhou também o equipamento para a perícia.

De acordo com ele, a investigação deverá ser concluída em 30 dias. A assessoria de imprensa do shopping informou que ainda está apurando o caso.


Em SÃO PAULO:

A instalação de uma câmera de segurança dentro de um banheiro público em Agudos, a 309 km de São Paulo, gerou polêmica na cidade. Segundo a Prefeitura de Agudos, o equipamento colocado no banheiro da Praça Tiradentes tem por objetivo evitar o vandalismo.

A câmera fica de frente com as cabines, e flagraria as usuárias dependendo do ângulo. No mesmo banheiro também há câmeras de segurança do lado de fora. O detalhe é que não há o equipamento no sanitário masculino.

É errado. Por que só no banheiro feminino que tem a câmera no lado de dentro?

- É errado. Por que só no banheiro feminino que tem a câmera no lado de dentro? Deveria ter nos dois - diz o aposentado Adejair Gonçalves.

O prefeito Everton Octaviani disse que o banheiro masculino também tem câmeras, mas os equipamentos foram retirados para manutenção.

Ainda segundo o prefeito, atualmente existem 12 câmeras de monitoramento instaladas na cidade. As dos banheiros públicos, de acordo com Octaviani, não funcionam.

- Antes de qualquer ligação nós avaliaremos para que não se faça invasão de qualquer privacidade - garantiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário