domingo, 15 de maio de 2011

123 Anos de Lei Áurea

123 Anos

De Lei Áurea

123 anos da abolição da escravatura no Brasil. Uma data importante que deu a todos os cidadãos negros o direito à liberdade, um bem que deveria ser inerente a todo cidadão. Durante séculos os negros se renderam aos desmandos de homens que se julgavam superiores e que se sentiam no direito de usar da vida de outras pessoas como bem lhes conviessem. Aos negros não eram dados diretos nenhum, apenas deveres e castigos que muitas vezes eram cobrados muito selvagemente. Até quem em 13 de Maio de 1888, a Princesa Isabel assinou o documento que libertava todos os negros no Brasil.

Talvez possamos fazer alguma comparação entre aquela escravidão e a que vivemos nas relações SM. Mas o que se prega no SM é que cada um vive a sua fantasia por livre vontade e desejo. As praticas a que vamos sendo submetidos dentro da relação, são todas frutos de nossa tão intima fantasia e que são permitidas por nós mesmos na negociação. Ninguém é submetido à força. Os spankings, os "estupros", as masmorras e senzalas são aceitos pelos desejos dos parceiros na relação. Muitos desejos vão tomando forma com o passar do tempo tornando possível práticas mais extremas quando de comum acordo.
Diferente daquela escravidão, no SM temos a segurança e os cuidados assegurados. O respeito de um parceiro(s) com o(s) outro(s) existe sempre, dando-nos a confiança que precisamos para seguir em frente. E podemos sair da relação quando não nos sentirmos mais seguros nela. O termo S.S.C. São, Seguro e Consensual, além da safe word e de todos os cuidados básicos com doenças e contaminações, são sempre uma garantia de estarmos protegidos, quando as pessoas envolvidas são pessoas sérias e íntegras e que respeitam a todos.
E que neste dia, em que se comemora a redenção de toda uma raça no Brasil, possamos acreditar que um dia outras perseguições também terão fim: homossexuais, portadores de deficiência, pessoas menos privilegiadas, e isto inclui também os seguidores do SM que por não serem entendidos são muitas vezes chamados de loucos ou violentos. A esta tão deliciosa escravidão é que devemos nossas homenagens. Que Senhores de escravos, sinhazinhas, mucamas e escravos possam continuar a existir apenas dentro de nossas vivências SM, dando-nos prazer e realizações.

Após 123 anos da Lei Áurea, o Brasil ainda caminha para o fim do trabalho escravo



Mesmo com a abolição formal da escravatura, com a chamada Lei Áurea sancionada em 13 de maio de 1888, o Brasil ainda hoje tem casos de escravidão. Depois de 123 anos da Lei Áurea, a Câmara Federal ainda está analisando o Projeto de Lei 5016/2005, que pretende ampliar e definir melhor o conceito de trabalho escravo no Brasil, além de aumentar a punição para quem pratica este crime. Segundo o projeto, será considerado trabalho escravo qualquer forma de imposição ao trabalhador que cause constrangimento, seja por meio de fraude, violência, ameaça ou outro tipo de coação.


O principal objetivo do projeto, que altera a Lei 5.889 de 1973, é combater o trabalho escravo que ainda existe no País, como afirma o deputado Padre Ton (PT/RO). “Muitas vezes a gente diz que a Câmara é a casa do povo, que representa o povo, mas a grande massa é pouco representada aqui. Eu penso que esse projeto ajuda a deter o trabalho escravo no País. Eu sou de um estado rural, Rondônia, onde o trabalho escravo existe, ele é velado, mas existe. Esse projeto vai servir para deter quem pratica esse ato criminoso” explicou o deputado. (Janary Damacena – Portal PT)


RádioPT – Clique aqui ou no player abaixo e ouça a entrevista com o deputado Padre Ton

Após 123 anos da Lei Áurea, o Brasil ainda caminha para o fim do trabalho escravo by ptbrasil5

Nenhum comentário:

Postar um comentário