terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vigilantes realizam III Marcha Nacional em Brasilia

Cerca de 2 mil vigilantes vindos de todo o Brasil realizarão nesta terça-feira (25) a III Marcha Nacional da categoria. A concentração para a atividade será no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, às 8h.

Os vigilantes seguirão em marcha até o Congresso Nacional, onde realizarão ato público para pressionar a Câmara dos Deputados a votar o projeto de lei 1033/2003, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O PL reconhece a atividade de vigilante como de risco e a inclui no rol das atividades que recebem 30% de adicional periculosidade. O tema é o principal ponto de reivindicação dos vigilantes na marcha deste ano.

“Nossa reivindicação não é apenas pelo aspecto financeiro, mas pelo fato de termos o reconhecimento em lei de que nossa profissão é uma atividade de risco. Diariamente nós expomos nossas vidas para salvar a vida de outras pessoas”, afirma o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV-PS), José Boaventura.

O projeto da deputada Vanessa Grazziontin já foi aprovado em todas as comissões da Câmara e do Senado, e agora deverá ser votado pelo plenário da Câmara. Além desse PL, ainda tratam sobre o mesmo tema os projetos de lei 4436/2008, da deputada Serys Slhessarenko (PT-MT); 6113/2009, do senador Paulo Paim (PT-RS); e 413/2009, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ); todos eles em tramitação na Câmara.

De acordo com o presidente da CNTV-PS, com a realização das Marchas Nacionais, servidores de todos os estados do Brasil conquistaram algum percentual de pagamento do risco de vida. “A aprovação do projeto nivelaria este percentual. O que é mais que justo, pois, independente do estado, o risco para o vigilante é o mesmo”, avalia. Atualmente, o pagamento do adicional de periculosidade vai de 3 a 30%.

Outras atividades
A agenda da III Marcha Nacional dos Vigilantes ainda traz outras atividades para a categoria.

No dia 26, quarta-feira, será realizado um seminário sobre segurança privada clandestina e segurança pública. A atividade será no Teatro Dulcina (Conic), das 9h às 17h. A atividade é aberta ao público.

Já na quinta-feira, dia 27, os vigilantes realizarão Conferência Nacional, que reunirá todos os sindicatos da categoria para, entre outros pontos, discutir a Campanha Salarial 2012.

Secretaria de Comunicação da CUT-DF

Fonte: CUT-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário