terça-feira, 24 de agosto de 2010

Paulo Maluf impugnado pela Ficha Limpa


Escrito por O Tempo
Qua, 28 de Julho de 2010 13:00

Ex-Prefeito Paulo Maluf impugnado pelo Ficha LimpaA Procuradoria Eleitoral de São Paulo vai impugnar o pedido de registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP) com base na Lei da Ficha Limpa. Apesar disso, o político afirmou ontem que "só Deus" o tiraria da vida pública e que "ninguém tem a ficha mais limpa" do que ele próprio.

O principal fundamento para considerar Maluf "ficha-suja" é a condenação do deputado pela suposta participação em um esquema para superfaturar uma compra de frangos da Prefeitura de São Paulo. O ex-prefeito da capital foi condenado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo em abril deste ano. A definição sobre a impugnação da candidatura ocorreu ontem, após o TJ rejeitar um recurso de Maluf contra a condenação.

Além dessa punição, a Procuradoria está buscando outros processos nos quais Maluf é parte para tornar mais robusta a impugnação.

O prazo para apresentar a ação contra a candidatura termina hoje e precisa ser votada pelo TRE-SP até 5 de agosto. Maluf ainda poderá recorrer ao TSE.

Curtinhas

Maranhão. O TRE decidiu manter a candidatura do deputado federal Sarney Filho (PV), impugnada pelo Ministério Público Eleitoral do Estado com base no Ficha Limpa. O MPE pode recorrer ao TSE. O deputado foi condenado por propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2006. O colegiado do MA entendeu que a lei não vale para condenações anteriores à sua publicação.

Minas. Com o nome na lista dos "fichas-suja", o ex-prefeito de Mariana, Celso Cota (PSDB), desistiu de disputar as eleições para deputado estadual.

PSOL. O partido defendeu ontem o candidato a vice-governador em SP, Aldo Santos, que teve a candidatura impugnada. Para o PSOL, não pesa contra ele nenhuma suspeita de corrupção, e o motivo da barração foi o uso do mandato de vereador em São Bernardo do Campo para dar apoio ao MST durante uma invasão (2003). Informações de O Tempo.


Maluf afirmou que impugnação é 'injusta'
Redação SRZD | Eleições 2010 | 24/08/2010 18h00

Maluf afirmou que impugnação é 'injusta'. Divulgação.O deputado Paulo Maluf (PP-SP) afirmou nesta terça-feira que a impugnação da sua candidatura "é uma decisão injusta". O candidato à reeleição foi impugnado na última segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por uma ação contra uma compra superfaturada de frangos quando era prefeito da capital paulista em 1996.

"Eu tenho 43 anos de vida pública e não tenho nenhuma condenação penal", disse Maluf, que alegou que o processo tem efeito suspensivo. "Logo, eu não tenho nenhuma condenação, porque aquela condenação que eles dizem que eu tive não é verdade, o julgamento não terminou e eu posso ser inocentado".

O candidato fez campanha em Bauru e Agudos (SP). Como cabe recurso à decisão, a campanha do deputado continua até que a questão seja julgada pelas instâncias superiores. Sobre a acusação, afirmou que o prejuízo, de R$ 22 mil, "é ridícula".

"A Lei da Ficha Limpa diz que precisa haver dolo. Não dá para acusar o Paulo Maluf de ter enriquecido com a compra dos frangos."

Leia mais:

Protógenes teve seu programa eleitoral suspenço por mencionar prisão de Maluf

Procuradoria impugna a candidatura de Maluf

PRE pede impugnação de Maluf com base no Ficha Limpa

Procuradoria impugna Maluf com base na Ficha Limpa


Nenhum comentário:

Postar um comentário