terça-feira, 3 de agosto de 2010

Brasileiros compram rede americana Burger King por R$ 7 bilhões

Segunda maior rede americana de fast food é comprada por Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles

iG São Paulo | 02/09/2010 11:06

Foto: Getty Images

Loja da segunda maior rede americana de fast food, o Burger King: comprada por R$ 7 bilhões por trio de investidores brasileiros

A empresa de investimentos 3G Capital, do trio de investidores brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, comprou nesta quinta-feira por US$ 4 bilhões (equivalente a R$ 7 bilhões) o Burger King, a segunda maior rede americana de fast food.

A 3G Capital vai pagar US$ 24 por ação da Burger King Holdings, o que representa um prêmio de 46% sobre o valor da ação antes dos recentes rumores de mercado. Na quarta-feira, as ações da empresa já haviam dispardo 23%, para US$ 23,20, após a notícia ter sido revelada por jornais americanos.

O atual presidente do Burger King, John Chidsey, ficará no cargo durante o perído de transição. Depois disso, ele assume um cargo de co-presidente do conselho da empresa, ao lado do brasileiro Alexandre Behring, diretor administrativo da 3G Capital.

O trio de investidores brasileiros controla a Anheuser-Bush Inbev, a maior cervejaria do mundo, as Lojas Americana e a América Latina Logística (ALL), principal concessionária de ferrovias do Brasil. Juntos, eles têm uma fortuna avaliada em US$ 21 bilhões, segundo levantamento da revista Forbes.

Em queda

O Burger King desacelerou em relação ao principal rival, o McDonald's, e outras cadeias de fast food, em meio às altas taxas de desemprego que atingem sua base de consumidores. Na semana passada, a companhia afirmou ver fraca demanda no atual ano fiscal em decorrência do lento ritmo de recuperação econômica nos EUA e dos programas de austeridade fiscal em diversos países da Europa.

O Burger King é considerado a segunda maior rede de fast food do mundo, atrás apenas do McDonald's. São mais de 12 mil lojas espalhadas por todos os estados americanos e em 76 países. Aproximadamente 90% das lojas operam num sistema de franquias.No Brasil, o Burger King chegou em 2004, e as primeiras lojas foram inauguradas em São Paulo e em Brasília.

Na corrida calórica, Burger King vence

Sanduíche Whopper supera Big Mac em número de calorias

iG São Paulo | 03/09/2010 05:59

Burger King e McDonald’s fazem um duelo no gigantesco mercado de fast food com centenas de milhares de sanduíches vendidos, que geram bilhões e bilhões em vendas para ambas as cadeias de fast food. Mas as duas redes americanas também competem em outra categoria: a do sanduíche mais calórico.

O iG fez uma comparação da tabela nutricional dos principais sanduíches das duas cadeias de fast food: o Big Mac, do McDonald’s, e o Whopper, do Burger King.

Quem lidera a corrida do lanche mais calórico é o Whopper. A versão com queijo chega a 720 calorias (sem queijo cai para 670 calorias), ambas acima das 504 calorias do rival Big Mac.

Foto: Arte iG

Tabela nutricional

O fato é que comer os dois sanduíches em apenas um dia alcança mais da metade do valor diário de referência de consumo de calorias de um adulto, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somados, os dois sanduíches possuem 1,2 mil calorias – o valor de referência é de 2 mil calorias por dia.

Foto: Getty Images

Big Mac, o carro chefe do McDonald's

Big Mac

O Big Mac foi criado no fim dos anos 1960 por Jim Delligatti, um dos primeiros franqueados da rede na região de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O fato de ter um pequeno pedaço de pão no meio do sanduíche, capaz de estabilizar o recheio, fez tanto sucesso que passou a ser vendido nacionalmente pelo McDonald's.

Criada nos EUA em 1975, a mesma musiquinha que falava sobre os ingredientes do Big Mac - "dois hambúrger, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim" - foi adaptada e funcionou como um dos grandes slogans da rede no Brasil.

A receita do sanduíche composta por diversos itens fez com que a revista britânica "The Economist" criasse um índice baseado no Big Mac para medir o custo de vida em inúmeros países, o "Índice Big Mac". Serve também como uma fórmula diferente para quantificar a valorização ou desvalorização das moedas no mundo em relação ao dólar.

Foto: Reuters

Whopper, mais calórico

Whopper

Criado em 1957, o Whopper - sanduíche do Burger King - começou a ser vendido por US$ 0,37.

Ao longo de décadas, o lanche, hoje composto por hambúrger grelhado, com molho, maionese, alface e tomate, picles e molho, passou por algumas modificações.

Cresceu, por exemplo, de tamanho, com sua versão mais popular vendida com quase 300 gramas. Em qualquer loja, é possível adicionar mais ingredientes. Mas há versões de tamanho - alguns incluindo até três hambúrgueres.

Tal versatilidade faz com que o carro chefe da rede Burger King passasse a ser usado em inúmeras campanhas publicitárias no mercado americano. Uma delas diz que há 221.184 formas de um cliente escolher um Whopper.

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