segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atropelamento de ciclistas em Porto Alegre

Vídeo: flagra do atropelamento de ciclistas em Porto Alegre

Advogado de motorista diz que ele vai se apresentar na delegacia na segunda-feira

Compartilhar:

Flagrante do atropelamento

Imagens feitas por um ciclista mostram o momento em que um motorista atropelou um grupo de ciclistas após uma discussão na última sexta-feira, em Porto Alegre. Pelo menos 15 foram atingidos e oito tiveram de ser encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Eles eram integrantes do grupo Massa Crítica, que defende o uso da bicicleta e combate o uso do automóvel nas ruas da capital gaúcha.

O atropelamento aconteceu após uma discussão do motorista com alguns dos integrantes do grupo. Pelo menos 100 ciclistas percorriam a rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa. Segundo relato deles e de pedestres que acompanharam a cena, o motorista, de aproximadamente 40 anos, perseguiu o grupo por alguns quarteirões e os atropelou pelas costas.

"Ele acelerou premeditamente e atropelou o grupo inteiro", relata o jornalista Leo Ponso, que estava na calçada observando a passagem das bicicletas e viu o atropelamento. Palito, um dos integrantes do Massa Crítica, estava atrás dos ciclistas e foi um dos primeiros a ser atingido. "O motorista colocou o pé no acelerador e foi. Era gente e bicicleta voando e ele não parava", conta.

Os oito feridos que foram para o hospital, já tiveram alta.

Imagens após atropelamento


Advogado diz que motorista se entregará

O advogado do motorista disse que apresentará seu cliente à polícia na manhã desta segunda-feira. O defensor procurou o responsável pela Divisão de Crimes de Trânsito da Polícia Civil, na capital gaúcha, delegado Gilberto Almeida Montenegro, comunicando a decisão.

"Houve uma ação e uma reação. Amanhã ouvirei a outra parte. Então verificaremos o que houve e se foi culposo ou doloso", afirmou Montenegro.

O delegado sugere que houve excessos das duas partes envolvidas, ou seja, dos ciclistas e do motorista. "O grupo deveria ter comunicado a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e a Brigada Militar (BM, a Polícia Militar gaúcha) sobre o passeio. Um para coordenar o trânsito e permitir o amplo direito de ir e vir, e, outro, para segurança", disse o delegado.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rs/cinegrafista+amador+flagra+atropelamento+de+ciclistas/n1238120264469.html

iG Rio Grande do Sul | 27/02/2011 12:07 - Atualizada às 19:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário