terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Porte de arma!

Click na imagem e leia no site de origem

- Que registro e porte de arma são coisas absolutamente diferentes? O registro de arma de fogo (você só retira a arma da loja depois de efetuado o registro) só permite que a pessoa tenha sua arma dentro de casa ou no seu local de trabalho, não podendo transitar com ela, nem dentro do carro.

- Que, para se andar com uma arma, é necessário uma autorização para porte de armas (sendo necessário fazer teste de tiro, ser aprovado por um psicólogo e conhecer as leis sobre armas, além de apresentar certidões negativas de antecedentes criminais, comprovante de residência, de trabalho, RG, CPF, comprovante de voto, nas últimas eleições e certificado de reservista)?

- Que, em todo o ano de 2002, no Rio de Janeiro, foram vendidas apenas 2 (duas) armas de fogo, para civis?

- Que um cidadão comum não pode comprar submetralhadoras, granadas, pistolas calibre 9mm, .40 e .45, nem fuzis AR-15 (armas muito utilizadas por criminosos)?

- Que, em Curitiba, durante todo o ano de 2003, só houve 1 (um) incidente envolvendo uma pessoa autorizada a portar armas (quando foi efetuado um disparo de advertência, para o alto), enquanto, anualmente, são expedidos cerca de 4.000 licenças para porte de armas?

- Que, no ano de 1996, no RJ, foram expedidos apenas 102 portes de armas, para uma taxa de homicídios de 45 pessoas, por 100 mil habitantes, enquanto que, no Paraná, no mesmo ano, foram expedidos 30.000 portes, para uma taxa de apenas 9 homicídios, por 100 mil habitantes?

- Que uma das mais exitosas campanhas de desarmamento já feitas na História se deu na Alemanha nazista, contra os judeus?

- Que na Inglaterra, depois que foi proibida a venda de armas, em 1997, o número de crimes cometidos com armas de fogo, simplesmente, dobrou?

- Que a Suíça tem o maior número de armas de fogo, por habitante, do mundo (proporcionalmente), e um dos menores índices de criminalidade do planeta?

- Que, no mundo todo, milhares de crimes são evitados com o simples fato de se mostrar uma arma para o agressor, ou com um simples disparo de advertência?

- Que existe um Código para quantificar o grau de perigo? É verdade. Com ele, cai por terra aquela história de que o marginal sempre tem o elemento-surpresa. De que se trata o Código Colorido do Perigo: um Código de estados de consciência, classificando o nível de atenção que deve ser obedecido por quem deseja usar uma arma de fogo para defesa.

Atenção: se você fez esta opção, use este Código. A arma só o protegerá na medida em que você estiver treinado para usá-la e conseguir inverter o elemento supresa para o seu lado, e é aí que entra este Código. Quando armado, e mesmo quando, por qualquer motivo, desarmado, ande na condição Amarela. Aprenda a identificar os pontos ondem possíveis agressores possam esconder-se para surpreendê-lo: quando você chega em casa, quando sai dela, na entrada de seu trabalho, do seu banco etc.

Aprenda a olhar para estes locais, acompanhar os retrovisores nas paradas de sinaleiro, olhar para os lados, olhar quem está na calçada antes de chegar no sinal fechado. Acompanhe as pessoas, olhe para as suas mãos, sempre, e, se identificar uma arma, antecipe-se! Faça valer o seu direito. Provavelmente, se a sua advertência verbal for proveitosa, você não precisará

atirar.

Quando uma arma é usada “seriamente”, ela estará sendo usada sob stress. O stress pode ser o “rubor da face” enquanto você mira sua arma em um alvo, ou a tensão de saber que um tiro no “10″ do alvo, o seu próximo e único tiro, o fará vencer o Campeonato Estadual de Tiro, mas, mais adequadamente falando, você sacou a sua arma, defensivamente, e o stress que você experimenta vem de um medo real por sua vida.

Você vai encontrar-se indo de uma condição de atenção relaxada para a condição Laranja, um estado de ansiedade significante, e talvez para o terror de estar próximo à condição Negra: um combate mortal em progresso.

É útil entender o “Código Colorido do Perigo”, um conceito desenvolvido primeiramente por Mariners dos Estados Unidos, durante a Guerra do Pacífico, designando cinco níveis de perigo. Naquela época, no Pacífico foi um jovem Mariner chamado Jeff Cooper, que queria desenvolver um novo conceito de uso de combate. Cooper sugeriu uma alteração, mudando os códigos para quatro, um melhoramento para uso militar, porém não muito adequado para uso como solução de problemas da polícia e civis, na minha opinião.

Condição Branca: sem percepção de perigo. Nesta condição, uma pessoa está despreparada, e atacada, provavelmente será aniquilada.

Condição Amarela: atenção relaxada. Se perguntada a sua localização, a qualquer momento, você poderá informá-la; se perguntado quem está atrás de você, você poderá responder, sem olhar. Você não está ativamente procurando por perigo, mas sabe que ele pode vir. Você não precisa estar armado para estar na condição Amarela, porém se estiver armado, você certamente deverá estar nesta condição. Um homem armado na condição Branca é uma arma aguardando para ser tomada. Como Cooper corretamente observou, uma pessoa bem ajustada pode passar todas as suas horas acordadas nesta condição, sem efeitos ruins.

Condição Laranja: alerta não-especificado: Um vidro quebra embaixo das escadas às 3 da manhã: pode ser um intruso, ou somente o gatinho quebrando um vaso. Mas há uma razão para esperar um perigo, embora ainda desconhecido. Na condição Laranja, seu sensoriamento natural está alerta: você está olhando e ouvindo tudo à sua volta, concentrado. Você já localizou as coberturas que podem ser usadas por você ou por seu oponente, e as pistas de possível movimentação. Sua arma pode ou não ter sido sacada, mas certamente deve estar acessível.

Condição Vermelha: encontro armado: você encontrou uma pessoa perigosa que lhe dá a razão de acreditar que tem a habilidade e a oportunidade para colocá-lo em maus lençóis. Você irá tomar a cobertura que você identificou quando estava na condição Laranja e irá sacar a sua arma. Dependendo das circunstâncias, um apelo verbal: (“Polícia! Não se mova!”) pode ser sua opção.

Condição Negra: assalto (combate) letal em progresso: Uma ou mais pessoas estão tentando matá-lo. A menos que eles estejam segurando reféns em sua frente ou que você esteja desarmado, sua resposta indicada será sempre atirar.

O sistema Cooper é diferente, pois une as condições Vermelha e Negra. Isto faz grande sentido militar, quando os soldados usualmente atiram em inimigos se aproximando, mas não é o ideal para policiais ou cidadãos armados, uma vez que 13, de 14 encontros armados tendem a não requerer tiros. Colaboração de Gustavo Augusto Druziki (texto e tradução).

- Tiro ao Alvo:

- Que o Tiro ao Alvo é um dos esportes mais seguros do mundo? Por acaso, você já ouviu falar de alguém que tenha se ferido, por um disparo, em uma competição? Não! E isso se deve às rigorosas normas de segurança e à responsabilidade dos atiradores.

- Que existem modalidades de competição que utilizam desde pistolas a ar comprimido até espingardas calibre 12 e fuzis de longo alcance? Para maiores informações sobre esse Esporte, veja a seção “Tiro Esportivo“.

- Que o Tiro ao Alvo foi o esporte que deu a primeira medalha olímpica, para o Brasil? E, também, a primeira medalha de ouro, em Olimpíadas, ao nosso País? Pois é verdade. Isso foi em 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia. Nossa primeira medalha foi conquistada com o atirador Afrânio Costa (de prata). Na mesma competição, o atirador Guilherme Paraense conquistou o ouro olímpico. Em ambos os casos, foi usado um revólver, no calibre .38 SPL. Veja mais notícias sobre o Tiro ao Alvo na seção “Notícias, pelo mundo“.

- Que o Tiro ao Alvo é um esporte altamente desestressante, e ainda colabora para uma melhor coordenação motora, maior poder de concentração e disciplina?

- Desarmamento:

- Que, no Paraná (que foi o pioneiro na campanha do desarmamento), no ano de 2004, os crimes cometidos com o uso de armas de fogo aumentaram? Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública não mentem: latrocínios, seqüestros-relâmpago e assaltos a mão armada tiveram maior incidência em 2004 do que em 2003. Mais um resultado do desarmamento da população!

- Que a maioria das pessoas que defendem o desarmamento andam com seguranças armados e, às vezes, elas mesmas andam armadas? Pois é. É uma verdadeira hipocrisia. “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”: essa é a política dos desarmamentistas. Eles podem andar armados e contratar seguranças armados. E o resto da população, como fica?

- Que o custo do referendo popular de 2005, para saber se a população quer, ou não, o fim da venda de armas, será de mais de R$ 600 milhões, segundo dados do próprio TSE? Isso as ONGs e algumas emissoras de TV não dizem para a população… Será que esse dinheiro todo não poderia ser melhor utilizado, por exemplo, para o reequipamento das polícias? Ou esse dinheiro está sobrando e não fará falta aos cofres públicos, nem à população?

- Que Jô Soares, Alexandre Garcia, Içami Tiba, Fagner, Zezé di Camargo, Hebe Camargo e Governador Roberto Requião votam “não” à proibição do comércio de armas e munições?

- Que, se for aprovada, mediante referendo, a proibição do comércio de armas e munições, quem já tem uma arma de fogo NÃO mais poderá comprar munição para a mesma?

- Que, em todo o ano de 2004, somente foram vendidas cerca de 1.400 armas LEGAIS para civis, no Brasil? E que, em 2005, somente foram vendidas cerca de 1.000 armas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário