quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati)



O Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati - Treinamento Policial) foi desenvolvido, desde a sua criação, com o objetivo de tornar mais seguro e eficiente o dia-a-dia de todos os policiais que atuam em Operações Especiais.
Nossas principais preocupações e motivações são, e sempre serão: a preservação da vida, o respeito aos direitos humanos, o trabalho em equipe e a eficácia na manutenção da ordem pública sem a utilização da força bruta. O Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI - Treinamento Policial) é uma das únicas empresas no mundo que realiza treinamentos corpo-a-corpo com policiais. A eficácia de nossas técnicas é comprovada a cada dia nos diversos departamentos de policia no Brasil, Estados Unidos e Europa. Atualmente, apenas o CATI - Treinamento Policial possui livre acesso às equipes da SWAT e D.E.A. (Polícia Federal Americana), nos EUA, tendo ainda realizado treinamentos de urgência para os soldados norte-americanos que foram combater no Afeganistão. Com o lema treinar para vencer, 100% dos policiais que passaram pelos nossos cursos aprovou e considerou as técnicas desenvolvidas pelo CATI como as melhores e mais realísticas já aprendidas.

TREINAMENTOS

Devido ao grande sucesso internacional do CATI, hoje contamos com uma filial no Texas (EUA), em Lisboa (Portugal) e em Vitória (Espírito Santo / Brasil). Todos os treinamentos especiais são realizados em uma dessas três bases, de acordo com o local onde o curso irá acontecer. A nossa primeira base foi erguida no município da Serra (Espírito Santo) e possui área construída de 5 mil metros quadrados, onde são reproduzidas situações reais do dia-a-dia e de risco policial. Entre os treinamentos oferecidos pelo CATI estão o Low Light Shotting (tiro em baixa luminosidade), o Hard Entry (simulações de entradas dinâmicas) e o Covert Entry (simuladas entradas silenciosas), todos feitos por equipes da SWAT. Também utilizamos uma moderna forma de identificação de tiros disparados pelos alunos durante os treinamentos táticos, através do uso do Cati Munition, que é uma munição especial colorida - semelhante aos tiros de paint Ball - utilizada na arma policial, o que torna o treino bem real.

OBJETIVOS

As aulas ministradas pelo CATI - Treinamento Policial oferecem aos policiais a possibilidade de controlar infratores sem o uso de agressão física. Suas técnicas são extremamente eficientes nas abordagens de pessoas drogadas e/ou com distúrbios mentais que estejam reagindo à prisão, resgates de reféns, entre outras situações de risco. Em momentos como esses, o mais comum, até então, era que o policial atuasse de forma agressiva, isso não mais acontece depois de se aprender tais técnicas. Com os cursos do CATI - Treinamento Policial, entretanto, está sendo possível controlar os infratores sem o uso de agressividade, evitando, inclusive, processos por lesões corporais (art 129 do Código Penal Brasileiro).

AVALIAÇÃO

O C.A.T.I. difere-se de outros cursos e técnicas também por sua maneira de avaliar o conhecimento absorvido pelos alunos. Ao final do curso, o policial é induzido ao estresse, ao medo e a raiva, sem lhe dar oportunidade de uso do raciocínio lógico, levando-o ao limite da emoção, quando é feita a sua avaliação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário que o aluno obtenha a nota mínima. A avaliação tem como finalidade principal a análise da resposta do policial às mais diversas situações de ansiedade, medo, raiva e perigo. O aluno deverá demonstrar total segurança e controle das técnicas apreendidas durante o curso e a ele será atribuída uma nota de acordo com o desempenho durante a avaliação e todo o curso. O aluno é preparado preliminarmente e gradativamente, aumentando-se a tensão que envolve várias situações policiais, tais como "estouro de aparelho" e resgate de reféns confinados em locais de difícil acesso ou de perigos aparentes. Enfim, situações que envolvem raciocínio lógico e rápido, ações inteligentes e objetivas. Busca-se o inesperado, com policiais inteligentes e respostas contundentes e eficazes. Essa avaliação é inédita e exclusiva. Os critérios adotados baseiam-se em estudos psicológicos realizados por médicos e psicoterapeutas formados no Japão e Estados Unidos.

acessem o Cati swat saiba mais: http://www.cati.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário