Polícia capturou 11 pessoas, entre elas especialistas em explodir caixas eletrônicos e em lavar dinheiro
Fonte
DIÁRIO SP
DIÁRIO SP
Os assaltos atribuídos ao bando podem ter rendido aos ladrões mais de R$ 1 milhão, segundo a polícia.
Entre os integrantes do grupo foi identificado um especialista em manusear explosivos e uma mulher, responsável pela lavagem do dinheiro manchado de tinta rosa (devido ao acionamento de dispositivo de segurança instalado nos caixas eletrônicos).
As investigações apontam participação de policiais militares no esquema, mas, até a conclusão desta edição, nenhum deles havia sido preso. A operação prossegue e outros mandados de busca e apreensão e de prisão devem ser cumpridos nos próximos dias.
Com o grupo foram apreendidos quatro bananas de dinamite, duas metralhadoras, cinco pistolas, um colete à prova de balas e mais de cem munições, incluindo cartuchos para fuzil. Além disso, os policiais também encontraram cilindros de gás e material para abrir caixas eletrônicos sem explodir.
Com auxílio da Polícia Civil de São Sebastião, equipes da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e do Garra de Guarulhos prenderam sete dos acusados em três carros no km 86 da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba. Eles explodiriam um caixa eletrônico no Litoral Norte. Ontem pela manhã, outros quatro acusados foram presos.
Especialista trazia dinamite da Bahia para usar em SP
O bando desceu para o litoral em comboio de três carros. No primeiro, um Focus, estava João Batista Lopes Martins, o Jotinha, de 30 anos. Segundo o delegado Marco Atônio de Paula Santos, titular da Delegacia Seccional de Guarulhos, ele é o especialista em explosivos. "Ele aprendeu a colocar a quantidade certa de explosivos para cada tipo de caixa eletrônico e também posiciona a bomba em local que danifique o mínimo possível do dinheiro", explicou o policial.
Jotinha, segundo o delegado, disse que seu fornecedor de bananas de dinamite fica na Bahia. Em diligência anterior feita na residência do acusado, em Campinas, a polícia apreendeu 86 bananas de dinamite. Com ele, no carro, foram presos Davi Ladislau Souza, o Muringão, de 27 anos, e Mário da Silva Dantas, o Pé de Breque, de 28 anos.
No Pálio, foi preso Edimílson Silva do Nascimento, o Scoobão, de 31 anos. Ele é apontado pelo delegado como o líder do grupo e teria participado do assalto à Pinacoteca do Estado em 2008. Além dele a polícia prendeu Sérgio Luiz da Silva, Davi de Souza Bezerra e Everton Paini Cardoso. Na Zona Leste, foram presos Selma Maria Silva do Nascimento, Antonio Pereira de França, Odirlei Wellington Martins Ferreira e Marcelo Fernandes de Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário